Sobre Nós

Isabel Alarcão é professora, aposentada, da Universidade de Aveiro, Portugal, onde exerceu, entre outros cargos, os de vice-reitora e reitora. Licenciada em Letras pela Universidade de Coimbra (P), mestre em Currículo e Instrução pela Universidade do Texas (EUA) e doutorada em Educação pela Universidade de Liverpool (UK), é conhecido o seu trabalho no âmbito da formação de professores, tendo influenciado o pensamento sobre o papel das didáticas das disciplinas e dedicado muita atenção à teoria e à prática da supervisão. Tem-se dedicado também à temática do desenvolvimento profissional dos professores e das escolas numa perspetiva reflexiva. Uma área de interesse mais recente incide sobre os processos de revisão da literatura científica com vista à sistematização do conhecimento. Com larga experiência de orientação de mestrados e doutoramentos, tem contribuído para a reflexão sobre os processos de orientação de trabalhos de pesquisa.

É membro do CIDTFF desde a sua fundação, em cujo contexto tem integrado e coordenado projetos e linhas de investigação. Autora de vários livros e artigos e com muitas intervenções em encontros científicos, é frequentemente convidada a proferir conferências em Portugal e no Brasil, onde é muito estimada.

 

Francislê Neri de Souza, tem pós-doutoramento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicados ao Ensino de Ciências (2008), é doutor em Educação em Ciência (2006) com enfâse em Educação em Química, mestre em Química Quântica Computacional (1998), Licenciatura em Química (1995). Ele atualmente trabalha como investigador na Universidade de Aveiro - Portugal, onde também orienta estudantes de mestrado e doutoramento nas suas área de especialidade. É conferencista em vários temas, especialmente sobre metodologias qualitativa e quantitativa com uso de software. Sendo um dos autores do software de análise qualitativa – WebQDA®; gestão e orientação de projetos de investigação - IARS®, competências de questionamento e argumentação - ArguQuest®, e teoria da flexibilidade cognitiva - FlexQuest®. É Membro do Centro de Investigação Didáctica e Tenologia na Formação dos Formadores (CIDTFF). É Editor diretor do Internet Latent Corpus Journal. Ele também é o autor de artigos, relatórios, livros e capítulos de livros no campo da aprendizagem ativa, questionamento, metodologia da investigação, Educação em Química e TIC.

 

Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza, tem Pós-doutoramento (2009) e Doutoramento em Ciências da Educação (2006) pela Universidade de Aveiro - Portugal. É licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia do Recife FAFIRE/Universidade Federal de Pernambuco UFPE (1989). Atualmente trabalha como Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (UA). É docente da Unidade Curricular Metodologia de Investigação em Educação no Mestrado em Didática e no Programa Doutoral em Educação, autora do Software IARS® (Isabel Arlcão Research Software), formadora do curso sobre o uso do software webQDA® para análise qualitativa de dados, é conferencista sobre estes temas, especialmente sobre metodologias qualitativa e quantitativa. Orienta estudantes de mestrado e doutoramento e tem publicações nas suas áreas de especialidade. É membro do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Nos últimos 4 anos tem desenvolvido estudos na área do envelhecimento e cuidadores informais de idosos. Esteve como Coordenadora do Projeto sobre cuidadores informais de idosos, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Atualmente coordena o projeto “Inovação Didática no Processo de Orientação e Desenvolvimento de Projetos de Investigação”, também com financiamento da FCT.